O scandium e seu uso no ciclismo.

O Scandium é na verdade uma invenção russa, que precisava de um material leve e resistente para as pontas de mísseis que seriam lançados da Sibéria. Com o fim da guerra fria, esta invenção chegou ao ocidente nos anos 90 e somente nos últimos anos, temos ouvido falar mais do seu uso em artigos de ciclismo.

Porém, o que vemos sendo comercializado é uma liga do alumínio com o referido metal, sendo que o que se conseguiu foi uma liga mais resistente que a série 7000 e portanto, foi possível a confecção de quadros com uma considerável redução no seu peso. O metal é usado para temperar o alumínio e as considerações para a construção de quadros de alumínio também são válidas para a construção destes quadros.

Todavia, embora significativamente mais caro que o alumínio puro, o scândium tende a ser mais barato que a Fibra de Carbono, sendo que a diferença de peso entre os dois é muito pequena.

No ciclismo, o scandium tem se difundido bastante e é largamente usado, tanto na confecção de quadros como de componentes.

Um dos maiores e mais conhecidos fabricantes de componetes de Scandium é a KCNC ( http://www.kcnc.com.pt/). Os produtos da marca estão entre alguns dos mais leves disponíveis atualmente no mercado mundial. Entre os produtos, figuram peças como manetes, freios, pedivelas, cassetes e avanços, entre outros. Outro destaque é o visual inovador dos componetes, com desenhos e grafismos exclusivos.





A Rodociclo Bike Shop tem disponíveis vários produtos da linha KCKC. Consulte nossos preços e ítens disponíveis.


Equipe Rodociclo

Comentários