Volta da Espanha 2009 - Andre Greipel vence pela segunda vez e desbanca Cancellara na liderança geral

Como era de se esperar, o suíço Fabian Cancellara venceu a primeira etapa da Vuelta de Espanha, um contra-relógio individual de 4.8 quilómetros, disputado no circuito de Assen, onde
também ocorre o GP de motovelocidade, na Holanda. Cancellara aproveitoua sua especialidade, para se destacar da concorrência, deixando o segundo classificado, o belga Tom Boonen (QuickStep), outra estrela desta Volta , a nove segundos. O norte-americano Tyler Farrar (Garmin) foi terceiro. O espanhol Alejandro Valverde (C.Epargne) foi nono, a 18 segundos do vencedor.

Já na segunda etapa, Gerald Ciolek (Milram) venceu no sprint após 203,7 quilómetros entre Assen e Emmen, na Holanda. A camisa dourada permaneceu com Fabian Cancellara (Saxo Bank), que chegou integrado no pelotão. O final da etapa foi complicado e perigoso, com muitos corredores lutando pela vitória, tornando perigosos os últimos metros. Ciolek bateu por meia roda o italiano Daniele Bennati Fabio Sabatini (Liquigas), segundo classificado.


Greg Henderson (Team Columbia-HTC) também venceu no sprint a terceira etapa da Volta a Espanha, ainda em solo holandês, entre as localidades de Zutphen e Venlo, com 198 km. O neozelandês da Team Columbia superou nos últimos metros Borut Bozic (Vacansoleil) e Oscar Freire (Rabobank). Fabian Cancellara (Saxo Bank) permaneceu de amarelo.

Na terça-feira, uma queda coletiva a cerca de 2,5 quilómetros da meta de chegada marcou a quarta etapa da Volta da Espanha. O vencedor do dia foi o alemão André Greipel (Team Columbia-HTC). Como o acidente se deu nos últimos três quilômetros, não houve alteração na classificação geral, apesar de apenas quatro corredores terem conseguido livrar-se da queda e passarem a linha de chegada com vantagem sobre o pelotão. O suíço Fabian Cancellara (Saxo Bank) conservou a camisa dourada, no entanto, não foi poupado da queda, assim como Ezequiel Mosquera (Xacobeo Galicia), um dos favoritos, que cruzou a linha de chegada sem pedalar, amparado por dois companheiros de equipe.

Os 225,5 quilómetros que ligaram Venlo, na Holanda, a Liège, Bélgica, foram percorridos com de chuva, provocando várias quedas. A mais grave foi aquela que derrubou uma parte significativa do pelotão, já nos quilômetros finais, quando uma bicicleta da Vacansoleil deslizou na estrada molhada, levando seu corredor para o chão. Entre os ciclistas que escaparam da queda, André Greipel não teve dificuldades para impor-se e ganhar e Weylandt foi o segundo.

Já na quinta etapa, com sua segunda vitória na competição, Andre Greipel (Columbia) assumiu a liderança da Vuelta de Espanha, que percorreu 174 quilómetros entre Tarragona e Vinaros. Greipel, que iniciou o sprint na terceira posição, atrás de Daniele Bennati e do belga Tom Boonen recuperou posições pela direita somando a 17ª vitória da temporada com mais um sucesso que o aproxima das 21 vitórias conquistadas, este ano, pelo seu colega de equipe Mark Cavendish.

CLASSIFICAÇÕES 5ª etapa: Tarragona - Vinaros, 174 km

1º André Greipel (Columbia-HTC), 4h27m54s
2º Tom Boonen (Quick Step),mt
3º Daniele Bennati (Liquigas),mt
4º Tyler Farrar (Garmin-Slipstream),mt
5º William Bonnet (Bbox Bouygues Telecom), mt
6º Jürgen Roelandts (Silence-Lotto),mt
7º Oscar Freire (Rabobank), mt
8º Borut Bozic (Vacansoleil),mt
9º Davide Viganò (Fuji-Servetto),mt
10º Francisco Jose Pacheco (Contentpolis-Ampo),mt

Geral individual

1º André Greipel (Columbia-HTC), 19h40m23s
2º Tom Boonen (Quick Step), a 6s
3º Daniele Bennati (Liquigas), a 17s
4º Tyler Farrar (Garmin-Slipstream), a 21s
5º Fabian Cancellara (Saxo Bank), a 27s
6º Oscar Freire (Rabobank), a 33s
7º William Bonnet (Bbox Bouygues Telecom),a 34s
8º Dominique Rollin (Cervélo), a 38s
9º Bert Grabsch (Columbia-HTC),mt
10º Alessandro Ballan (Lampre-NGC),mt
11º Jürgen Roelandts (Silence-Lotto), a 39s
12º Roger Hammond (Cervélo TestTeam), a 40s
13º Borut Bozic (Vacansoleil), a 43s
14º Roman Kreuziger (Liquigas), a 44s
15º David Garcia (Xacobeo Galicia), a 45s
16º Ivan Basso (Liquigas),mt
17º Alejandro Valverde (Caisse d’Epargne), mt
18º Cadel Evans (Silence-Lotto),a 46s
19º Philippe Gilbert (Silence-Lotto), a 48s
20º Marcel Sieberg (Columbia-HTC),mt


Equipe Rodociclo

Comentários