Você está preparado para a chegada do inverno? Confira algumas dicas para pedalar na estação mais fria do ano!




Mais um inverno está chegando e coma sua chegada, muitos ciclistas acabam diminuindo seu ritmo de pedal, pois principalmente aqui na região sul, o rigor do inverno, não só pelo frio, mas também em função da chuva, dificulta a vida de quem quer pedalar.


Mas se o tempo não colabora com este esporte, que está associado à sensação de liberdade, sol e vento na cara, certamente, não será por causa dele que você deixará de praticar seu esporte predileto. Confira aqui, algumas dicas que preparamos para você, que não pretende deixar o inverno atrapalhar suas pedaladas.

No inverno, tudo se torna de certa forma mais difícil. Enquanto a própria temperatura dos dias mais quentes, que além de serem mais longos, são mais estimulantes para quem gosta de acordar cedo e partir para a prática esportiva, a temperatura dos dias frios é bem mais convidativa a ficar na cama a aproveitar algumas horas a mais de sono.


A nossa alimentação tende a mudar também. Acabamos optando por alimentos mais calóricos e temos uma tendência a ingerir menos líquidos, o que associado à diminuição das atividades físicas, tende a gerar aumento de peso.


Então, comece o inverno, repensando nos seus hábitos e procure se organizar de forma a encaixar suas atividades físicas na sua rotina, de forma prática e funcional, sem que deixem de ser prazerosas ou se tornem uma obrigação. Outra sugestão é permanecer em contato com amigos ou formar um grupo de ciclistas, onde todos se incentivem mutuamente, de forma que os seus amigos não deixem que você pare de pedalar.


Agora que você pensou em quase todos os fatores que poderiam influenciar seu pedal, já se organizou para sair para as suas pedaladas, está na hora de você pensar nas condições práticas para realizá-las.

Então, vamos começar falando do vestuário.

LUVAS E CAPACETE

A segurança vem sempre em primeiro lugar. Comece pensando em um bom capacete e luvas. Eles irão protegê-lo no caso de uma queda. Nesta época, luvas com dedos são mais interessantes, pois também protegem suas mãos do frio. O vestuário do ciclista, de forma geral, também é muito importante e reflete muito no desempenho da sua pedalada. Embora muitas pessoas desconheçam a real função do uniforme de ciclismo e até mesmo tenham um certo preconceito, este foi concebido para oferecer conforto e funcionalidade sobre a bicicleta.


USO DO UNIFORME

O uso de roupas mais justas impede a passagem do vento e diminuem a sua resistência, permitindo que você faça menos esforço sobre a bike e se mantenha mais aquecido. O material com que são confeccionadas também foi pensado de forma a dar flexibilidade, não limitando seus movimentos, além de permitir uma melhor transpiração.

Opte sempre por roupas de cor clara, especialmente camisas e capacetes, pois tornam você mais visível no trânsito ou à noite. Note que as camisas também possuem bolsos nas costas, muito úteis para transportar pequenos pertences, que podem ser facilmente manuseados sobre a bike mesmo.

Especialmente para quem anda de bike no inverno, existem vários tipos de roupas e acessórios voltados para um clima mais severo. Fora a vestimenta cotidiana, eles ajudam você a passar por condições climáticas mais extremas com conforto e segurança.

CAMISAS DE CICLISMO:


No verão, elas têm manga curta ou mesmo não têm mangas. O ziper pode ser mais longo, de modo que podem ser abertas e melhorar a ventilação. No inverno e mesmo meia estação, você pode optar por camisas de manga longa, que contam com os mesmos recursos das camisas tradicionais, como bolsos, ventilação e tecido de fácil transpiração, mas têm mangas longas.


BERMUDAS E CALÇAS:

As bermudas de ciclismo não têm seu formato por acaso. São feitas de forma a permitir a transpiração e diminuir a resistência do ar. Seu tecido flexível privilegia a liberdade sobre a bike, não limitando os movimentos do ciclista. Observe que elas possuem um forro, que pode ser de espuma ou gel (estes últimos, melhores) quanto mais anatômico, mais protege o ciclista que acaba ficando muitas horas sobre o selim. No inverno, é comum o uso de calças longas, que protegem integralmente as pernas contra o frio.


MANGUITOS E PERNITOS:
Os manguitos são prolongamentos destinados ao uso com camisas de manga curta. Conforme o material, podem ser apeluciados, o que impede a passagem do vento, protegendo os braços do ciclista, que é justamente uma das partes que faz menos movimento e fica mais exposta ao vento frontal. São muito práticos por permitirem ser tirados e colocados com facilidade, de acordo com o clima, permitindo que você ande ora com mangas curtas, ora com mangas longas.

O mesmo conceito vale para os pernitos, que são prolongações das bermudas tradicionais, que de forma bastante prática, transformam a sua bermuda em uma calça comprida e quando você sentir calor, podem ser tirados.

CASACOS CORTA VENTO E CAPAS DE CHUVA

Os "corta vento" são usados para proteger o ciclista justamente contra o vento frio do inverno. Podem ser com ou sem mangas. Normalmente são confeccionados com tecidos leves, que fazem pouco volume e podem ser facilmente transportados. Devem ter entradas de ar que permitam a transpiração e não retenham o suor ciclista.


Já as capas de chuva seguem os mesmos padrões dos "corta vento", porém seu material impermeável não deixa passar água, sendo muito úteis sob chuvas finas e neblina, mantendo o peito e costas livres do frio e da umidade.

JAQUETAS

Seguem os padrões dos agasalhos de chuva e corta-vento, porém possuem um tecido mais voltado para proteger contra o frio. Normalmente, também possuem bolsos, muito práticos para guardar pequenos objetos. Nesta época, são indispensáveis para quem quer sair de casa sem passar frio.

ÓCULOS


No ciclismo, os óculos são recomendáveis em qualquer época, pois protegem seus olhos contra o sol, vento, poeira e detritos (que podem vir no ar com a passagem de veículos, por exemplo). Alguns modelos de óculos possuem várias lentes, sendo estas destinadas ao uso específico à noite e em dias nublados, que além de proteger os olhos, melhoram a luminosidade. Tenha o cuidado de escolher óculos com ventilação, que não ficam embaçados.

SAPATILHA E MEIAS:


Existem várias marcas e confecções de sapatilhas. Alguns modelos são mais ventilados que outros, mas a ventilação, certamente é importante para seus pés, pois você pode passar muitas horas com elas nos pés, sem contar que a prática de exercícios gera uma maior transpiração. Mesmo assim, muitos ciclistas sentem frio nos pés. O uso de uma meia mais apropriada ao frio minimiza esse efeito.

AGASALHOS E OUTRAS VESTIMENTAS:


Existem vários tipos de agasalhos complementares ao uniforme de ciclismo. Gorros, calças, camisas, jaquetas, etc. Independente da peça, na hora da escolha, devem ser consideradas várias características de cada produto. Um bom agasalho deve ser confeccionado em tecido leve e flexível, que não tire sua liberdade de movimentos e que permita uma transpiração mais eficiente. Também deve ser leve e fácil de transportar, pois essas características são importantes para quem sai de bicicleta, seja a passeio ou em pedaladas mais longas.

Destaque para a linha Thermoskin da Curtlo, formada por blusas e calças que além de serem confortáveis, mantém seu corpo aquecido e livre dos incômodos da transpiração. São recomendadas também para uso como segunda pele.

BICICLETA:


Independente da sua bike, recomendamos que ela sempre esteja com a manutenção em dia. O uso de óleos de boa qualidade é recomendável, uma vez que você tem uma tendência maior ao uso da sua bike em condições mais extremas ou mesmo sob chuva. Faça revisões periódicas e mantenha a relação limpa e lubrificada. Isso contribuirá para que ela atravesse essa época em que o frio e a umidade são maiores em boas condições.



VER E SER VISTO


Não importa a época, sempre é recomendável o uso de farol e pisca traseio, que tornam o ciclista mais visível no trânsito. Lembre-se que sob chuva ou neblina, condições típicas do nosso inverno, a visibilidade em geral diminui e você se torna menos visto que habitualmente.


ROLO DE TREINAMENTO:


Esta é uma boa opção para dias de chuva e frio ou para quem tem pouco tempo ou não possui lugar apropriado para seus treinos. O uso de rolo de treinamento permite ao ciclista manter a forma com poucas horas de uso semanal, além de ser prático, permitindo que você pedale na sua própria residência com todo o conforto e praticidade. Existem modelos de três cilindros, que exigem uma maior habilidade do ciclista e rolos que podem ser colocados na roda traseira da bike apenas, permitindo que você pedale com segurança e tranquidade na sua própria casa.

Independente de onde você for pedalar, seja no rolo em casa ou na rua, lembre-se de fazer um aquecimento mais longo, por um período de 10 a 15 minutos e alongar, pois com o frio, as lesões podem ocorrer mais facilmente.

CONCLUSÕES:

Mesmo que você não seja um atleta de alta performance e pratique o ciclismo de forma mais casual, como um meio de lazer, esperamos ter ajudado você a se organizar e manter sua prática predileta ao longo deste inverno. Salientamos que a prática esportiva em qualquer nível é recomendada a qualquer pessoa que deseje ter uma vida mais saudável e está associada a uma boa alimentação e hábitos saudáveis. Logo, mesmo estando no inverno, evite excessos alimentares, tenha um sono regular e claro, pratique exercícios!

Com o tempo, você perceberá um aumento na sua qualidade de vida, uma vez que esse conjunto de hábitos aumentará sua disposição, dando ao seu organismo também uma resistência maior contra muitas viroses e resfriados típicos das épocas mais frias. A prática esportiva libera endorfinas, que aumentam e sensação de prazer e combatem a depressão. Logo, aproveite os dias frios, junte seus amigos e saia para fazer um bom pedal, seja treinando ou a passeio. Descubra novos lugares, invente novos roteiros, viaje!

A Rodociclo Bike Shop conta com toda uma linha de produtos e serviços para sua bicicleta, além de um andar inteiro destinado apenas ao vestuário, com provadores, atendimento personalizado e uma ampla gama de produtos de fabricantes renomados no ramo de confecções esportivas. Venha para a Rodociclo e saia daqui preparado para curtir seu pedal com a chegada da época mais fria do ano.

Equipe Rodociclo.

Comentários