Começa hoje a 8ª Volta Ciclística Internacional de Gravataí.





Hoje começa uma das mais importantes provas de estrada do ciclismo gaúcho e nacional. Valendo pontos pelo ranking da UCI, a Volta de Gravataí vem ganhando destaque maior a cada edição, devido ao se status de internacional e também em função do alto nível técnico e da boa estrutura, contando com a participação de algumas das maiores equipes e atletas do ciclismo brasileiro.

Confira a programação e etapas desta prova, cuja primeira etapa teve início às 9:00 da manhã desta quarta e deve acabar apenas no domingo, culminando com a realização da 1ª etapa do CAMPEONATO GAÚCHO DE RESISTENCIA 2011, pela GFC.

"A largada será em frente à Prefeitura Municipal às 9 horas e os atletas das 12 equipes nacionais e cinco estrangeiras vão percorrer 178 quilômetros até a cidade litorânea de Torres. Ao todo serão 800 quilômetros divididos em cinco etapas. A corrida conta pontos no ranking internacional da UCI (União Ciclística Internacional) e termina no próximo domingo com uma etapa de 150 km com largada e chegada no centro de Gravataí.

“A Volta de Gravataí é muito importante, pois faz parte do processo de classificação do Brasil no ranking de Nações da UCI. Esses pontos são necessários para definir a quantidade de atletas que vão participar de Mundiais, do Pan-Americano de Guadalajara 2011 e também dos Jogos Olímpicos de Londres no ano que vem”, explicou Marco Antonio Barbosa, comissário que representa a CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) no evento.

O Rio Grande do Sul estará representado pela Seleção Gaúcha. A equipe comandada pelo técnico Darmes Labatut é formada por Jamir Dallagnol, Cleiton Fadanelli, Eduardo Quadrado, Rafael Safadi, Mateus Lorenzetti e Marcelo Demori.

Na noite dessa terça-feira foi realizado o congresso técnico com os dirigentes das equipes. O comissário geral da UCI é o colombiano Orlando Guerreiro. A equipe paranaense Clube DataRo de Ciclismo, de Foz do Iguaçu, será a primeira na caravana, seguida pela paulista Funvic-Marcondes César, de Pindamonhangaba.

DUAS ETAPAS DE MONTANHA

A Volta Ciclística Internacional de Gravataí é famosa pela dureza de suas etapas, com muitas subidas de serra. Todas as etapas terão início às 9 horas.

Após os 178 km da primeira etapa na quarta-feira, entre Gravataí e Torres, os ciclistas encaram no segundo dia a Serra Gaúcha. Serão 140 km saindo de Torres, a altitude de 50 metros, para alcançar 1.050 metros de altitude na cidade de Cambará do Sul.

A terceira etapa na sexta-feira também será muito exigente, com 160 km e início em Cambará do Sul, passando por São Francisco de Paula, de onde descem a serra até Taquara, via Igrejinha e Três Coroas, para subir a serra de Gramado até chegarem em Canela.

No sábado, os atletas terão uma etapa mais veloz, com 110 km entre Canela e Gravataí.

O último dia de disputa começa em Gravataí e terá 150 km de percurso misto, com subidas, descidas e trechos planos. Os atletas vão passar por Taquara, Rolante, Santo Antonio da Patrulha, Glorinha e fazem a última chegada em Gravataí onde serão conhecidos os campeões.

A corrida é organizada desde 2001 na cidade de Gravataí e em 2008 ganhou status internacional e passou a contar pontos para o ranking da UCI.

PROGRAMAÇÃO DAS ETAPAS

13/04 – 1ª Gravataí-Torres – 180 km
14/04 – 2ª Torres-Cambará do Sul – 140 km
15/04 – 3ª Cambará do Sul-Canela – 160 km
16/04 – 4ª Canela-Gravataí – 150 km
17/04 – 5ª Gravataí–Taquara–Rolante–S.Antônio–Glorinha–Gravataí – 150 km

A oitava edição da Volta Ciclística Internacional de Gravataí é uma realização da Federação Gaúcha de Ciclismo, Confederação Brasileira de Ciclismo e da União Ciclística Internacional com o apoio da Uniair Transporte Aeromédico/Unimed RS, Brigada Militar Comando Rodoviário, DAER, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura Municipal de Cambará do Sul, Prefeitura Municipal de Torres e Prefeitura Municipal de Canela, com a promoção da Prefeitura Municipal de Gravataí.

A competição vai reunir cerca de 100 ciclistas de 12 equipes nacionais e cinco estrangeiras.

Clube DataRo de Ciclismo-Foz do Iguaçu,
Avaí-Florianópolis,
Clube de Ciclismo de S. José dos Campos-Cannondale,
GRCE-Usiminas-Giant-Santos,
São Lucas-Giant-CicloRavena-Americana,
Refactor-PZ Racing-Ribeirão Pires,
Funvic-Marcondes César-Pindamonhangaba,
São Francisco Saúde-Ribeirão Preto,
Velo-SEME-Rio Claro,
FW Eng.-Amazonas-Três Rios-Trotz,
Padaria Real-Céu Azul Alimentos-Sorocaba
Seleção Gaúcha.

Entre as estrangeiras o evento terá:

J.A.M Found-NCC, dos Estados Unidos,
Seleção Chilena
Argentinas Ingeosat-Hatch,
ERT Start Cycling Team
ERT-Start-Sub-23.


RESUMO DAS ETAPAS:

1ª Etapa: (Quarta Feira) 180 km Gravataí até Torres

Saída às 9hs do dia 13/04: Centro de Gravataí, ingressando na RS 030, passando pelos perímetros hurbano de Glorinha e Santo Antonio da Patrulha até o trevo de acesso da Usina Eólica, onde entramos na RSC 101, passando pela Usina Eólica e entramos na RS 389 Estrada do Mar, onde percorreremos até o Centro de Torres. Chegada Próximo das 13h30min em Torres.

2ª Etapa: (Quinta Feira) 140 km Torres até Cambará do Sul

Saída às 9hs do dia 14/04: Centro de Torres indo até a RS 389 Estrada do Mar, andando na RS 389 até a rotula de Curumim, onde entramos a direita ingressando na RS 486 Rota do Sol, até o trevo de acesso a cidade de Cambará do Sul onde ingressamos na RS 020 até o centro de Cambará do Sul. Chegada prevista para as 12h30min em Cambará do Sul.

3ª Etapa: (Sexta Feira) 160 km Cambará do Sul até Canela

Saída às 9hs do dia 15/04: Centro de Cambará do Sul, saindo pela RS 020 andando até a cidade de Taquara, onde pegaremos a RS 239 e logo entramos a direita ingressando na RS 115 até a cidade de Gramado onde ingressamos na RS 235 até a Igreja de Pedra em Canela. Chegada prevista para as 12h30min em Canela.

4ª Etapa: (Sábado) 160 km Canela até Gravataí

Saída às 9hs do dia 16/04: Centro de Canela, saindo pela RS 235, depois ingressando na RS 115 ate Taquara, onde passamos novamente pelo pequeno trecho da RS 239, e ingressando em um outro pequeno trecho da RS 020, e novamente entrando a esquerda ingressando no km 54 da RS 239 sentido a cidade de Rolante, após o parque de rodeios do Rolantche entra à direita no km 31 da RS 474, percorremos até o trevo de acesso a cidade de Santo Antonio da Patrulha “DA COLONIA” entramos à direita na RS 030 sentido Gravataí aonde vai até a chegada no centro de Gravataí. Chegada Prevista 12hs.

5ª Etapa: (Domingo) 150 km Gravataí, passando por Taquara, Santo Antonio, Glorinha e retornando até Gravataí.

Saída as 9hs do dia 17/04: Centro de Gravataí, passando pela Avenida Principal de Cidade (Dorival Candido Luz de Oliveira) até as proximidades da Parada 61, onde ingressamos na RS 020, usando a RS 020 até a cidade de Taquara onde Ingressamos no km 54 da RS 239 sentido a cidade de Rolante, após o parque de rodeios do Rolantche entramos a direita no km 31 da RS 474, percorremos até o trevo de acesso a cidade de Santo Antonio da Patrulha “DA COLONIA” entramos a direita na RS 030 sentido Gravataí onde vamos até a chegada no centro de Gravataí. Chegada Prevista 12hs.


Equipe Rodociclo

Comentários