Produto em destaque: Conheça os benefícios dos tecidos de compressão.




Cada vez mais, procura-se melhorar não só a performance durante as competições, mas também o conforto e outros fatores que influenciam na qualidade de vida não só de atletas profissionais, como amadores e entusiastas de esportes como ciclismo, corrida e triathlon. Nesse aspecto, além do treinamento, alimentação, descanso e recuperação são preponderantes.

Pensando especificamente no quesito recuperação, mais recentemente, várias marcas que possuem linhas voltadas para a prática esportiva têm desenvolvido produtos confeccionados com tecido que possuem um efeito de sustentação, também chamados de tecidos com compressão.

Inicialmente, a função desse tipo de decido seria firmar os tecidos e combater os efeitos das gorduras localizadas e celulites, tendo como o foco o público gestante (meias, cintas modeladoras, cuja função seria estimular a circulação), mas estudos mais avançados também identificaram a propriedade de redução das microlesões causadas pelos treinamentos intensivos, o que contribuiria com a recuperação mais rápida dos adeptos das práticas esportivas.

Isso não quer dizer que os outros tecidos não tragam seus benefícios, dependendo da intensidade e regularidade da prática esportiva, mas certamente o uso de um tecido de compressão poderá tornar a sua corrida ou pedalada bem mais confortável e contribuir com a redução do seu tempo de recuperação. Esse beneficio se potencializa em atletas que possuem grandes volumes de treinos e participam de provas com alto desgaste, onde a recuperação rápida se faz mais necessária.

O emprego de tecidos de compressão, que foi inicialmente concebido em produtos voltados para o público feminino, no entanto, hoje é amplamente difundido, uma vez que esse benefício circulatório seria o fator chave para a recuperação mais rápida na prática esportiva, pois sabemos que a devida irrigação sanguinea é fundamental para um bom trabalho muscular durante a prova ou treino, bem como para a posterior reconstrução do músculo, que sofre pequenas lesões durante a atividade física intensa e prolongada. Hoje, atletas como o Tricampeão Brasileiro de Ironman Oscar Galindez usam e recomendam esse tipo de produto.

Além disso, para mulheres, o uso desse tipo de tecido minimiza o impacto de atividades como corrida sobre partes como as mamas (esse impacto seria o causadores de dores e lesões em determinados músculos), trazendo também benefícios também durante a prática esportiva.

Existem vários tipos de tecidos, que devem ser usados de acordo com a atividade e mesmo condição climática, sendo que a compressão ideal para o vestuário esportivo, segundo os primeiros estudos, era entre 6 a 8 mm de Hg (8 a 12 g/cm2). Essa referência ainda continua válida, mas para roupas de recuperação de corpo inteiro, esse valor deve ser distribuído em forma decrescente a partir do tornozelo em direção ao tórax ( similar às meias para circulação). Existem várias marcas e padrões que atendem a cada tipo de especificação.

A compressão na coxa, atinge a faixa de 19 mm Hg (25 g/cm2), segundo estudos mais recentes. Já, algumas marcas internacionais fazem propaganda de produtos esportivos com compressão na faixa de 30 mm Hg, embora não exista embasamento científico para a aplicação de tais valores.

No Brasil, uma linha de produtos que recentemente vem incorporando essa tecnologia é a do tradicional fabricante de roupas esportivas Free Force, fabricante renomado que vem recebendo um ótimo conceito da parte da mídia especializada e público esportivo, devido à ótima qualidade, excelente padrão de acabamento e emprego de materiais de seus produtos. Neste ponto, destacamos os forros empregados pela marca nas suas bermudas de ciclismo, que podem ser vistos como um dos melhores do mercado, estando à altura de grandes marcas importadas.



CALÇA FREE FORCE PREMIUM e BRETELI DIAMOND



A Free Force oferece uma linha completa de bermudas, calças, bretelis e acessórios, como pernitos e manguitos, confeccionados em tecido de alta compressão, além de camisas em tecido tratado contra raios UV, que facilita a transpiração em qualquer condição. Com uma linha de produtos ampla que vai da básica e discreta Classic (melhor custo benefício do mercado) até a sofisticada Expedition, todas as bermudas, calças e bretelis contam com o exclusivo forro anatômico da marca. As camisas também possuem uma gama elevada de modelos, sendo que a marca também atua na produção de uniformes para equipes de ciclismo, sob encomenda. Também merecem destaques os produtos da linha feminina da marca.


BERMUDA FREE FORCE EXPEDITION


Você encontra a linha completa de produtos Free Force na Rodociclo Bike Shop. Dispomos de produtos para o inverno e também a linha de verão. Aproveite o último mês do inverno e programe-se para a chegada do verão com uma linha completa de produtos. Confira também as jaquetas "corta-vento" , tudo com ótimos preços e condições de pagamento. Invista na qualidade e conforto para o seu esporte favorito!

Equipe Rodociclo

Comentários