Tour de France 2012: "Cav" volta a vencer e confirma hegemonia da Sky

Mark Cavendish


A imprensa e a crítica comentavam e mesmo nós em nossa última postagem, comentamos sobre o fato de Mark Cavendish estar mais longe dos pódios neste Tour de France. Mas nesta última etapa de estrada, o Campeão Mundial surpreendeu a todos e mais uma vez confirmou a hegemonia da Sky neste Tour, detendo ainda a camisa amarela,a nas mãos de Bradley Wiggins e o segundo lugar na geral, com Christopher Froome, que é um dos maiores apoiadores do líder. A Sky certamente é e equipe mais forte do pelotão na atualidade. Foi a 22ª vitória de "Cav" em etapas do Tour de France. 

E etapa de hoje foi relativamente plana, uma vez que o Tour deixou para trás as montanhas e já definiu praticamente os principais candidatos ao título. Mesmo com a vitória, a camisa verde continua com Peter Sagan, que foi terceiro na chegada de hoje. Agora, teremos uma etapa de contra-relógio com 53,5 km, com trajeto predominantemente plano, que deve favorecer os ciclistas que possuem mais desenvoltura nesta modalidade, como é o caso do camisa amarela Bradley Wiggins. 


Sabemos que existem outros bons contra-relogistas, mas a questão é que será pouco provável que consigam compensar a vantagem do líder, que atualmente é de 2 min e 5 seg. para seu companheiro de equipe Froome e 2 min e 41 seg para Nibali. O quarto colocado está a quase seis minutos e somente alguma fatalidade faria Wiggins perder tanto tempo, de modo que ele é o franco favorito ao título de 2012.

Fora a etapa de amanhã, ao final da qual conheceremos o campeão deste Tour, resta ainda a última etapa, com 120 km, que termina no mítico Champs-Élysées, tradicional ponto em que o campeão da Volta da França chega a paris, uma etapa que favorece sprintistas, como Cavendish, Sagan e Greipel. Esta etapa quase nunca altera a classificação geral, uma vez que o os ciclistas andam em bloco e dificilmente ocorrem mudanças no tempo dos líderes. 

Equipe Rodociclo

Comentários