Volta da Espanha 2012: Saiba um pouco mais desta prova que marca o retorno do Pistoleiro Alberto Contador.

A Volta da Espanha (ou "Vuelta a Espanha") teve sua primeira edição em 1935, quando 50 ciclistas largaram de Madrid para percorrer 3.425 km em cerca de 17 dias, dando origem a esta, que junto com o Giro D'Italia e o Tour de France, é uma das três grandes "voltas ciclísticas" do calendário do ciclismo mundial. É caracterizada por ser uma prova de etapas sucessivas que ao longo de vários dias, visita cidades e percorre boa parte das estradas do território do país sede do evento. Normalmente, as grandes voltas começam com etapas planas, mas são marcadas pelo percurso montanhoso, que testa a força e a resistência dos ciclistas mais completos, tanto no plano como nas montanhas, onde ocorrem as etapas mais decisivas e emocionantes. São etapas de velocidade, contra-relógios individuais e por equipes e escaladas mais técnicas, onde cada equipe é desafiada a levar os homens mais fortes do pelotão ao lugar mais alto do pódio. 


Com previsão de ocorrer durante 23 dias, a Volta da Espanha de 2012 também marca a volta de Alberto Contador, que esteve suspenso por dopping e perdeu inclusive título do Tour de France 2010, ficando dois anos fora das competições. Tido como um dos, senão o maior ciclista da atualidade, o espanhol é favorito e busca sua consagração nesta prova clássica, que já venceu em 2008, justamente por estar correndo em casa. Para tanto, teve uma forte equipe montada de forma que possa chegar descansado até às montanhas, onde é franco favorito. Ciclista ágil e forte em escaladas, é fácil notar como pedala em marchas mais leves e com alta cadência, de forma eficiente, lançando sempre ataques sucessivos que costumam minar os adversários e abrir distâncias montanha acima. 


Decorridas três etapas da prova, alguns nomes já vão surgindo entre os favoritos. Contador na etapa desta segunda, dia 20/08 deu mostras da sua força, após sucessivos ataques durante uma passagem de montanha com cerca de 5 km no final da etapa, que terminaria em quarto. O vencedor do dia foi Alejandro Valverde, que em 2009 foi campeão da mesma prova, mas pouco se crê que esteja no nível dos demais favoritos, seguido de Joaquin Rodriguez e Christopher Froome que promete ser o principal rival do espanhol, sendo o atual vice-campeão do Tour de France e medalhista olímpico em Londres.


Contudo, a maior dúvida é se Froome estrará no mesmo nível do Tour, quando foi um dos maiores apoiadores do campeão e responsável por levar Wiggins através das montanhas, participando com grande destaque dos jogos olímpicos de Londres (medalha de bronze no contra-relógio individual), pois a chance do capitão da Sky estar desgastado é grande e só resta aguardar se ele conseguirá manter-se entre nas primeiras colocações. Atualmente, o camisa vermelha (líder da prova por tempo) é Joaquin Rodriguez, com Froome a 1 segundo e Contador a 5 segundos.


Na etapa de ontem, mais uma vez, os escaladores fizeram a diferença. A etapa foi vencida por Simon Clarke, já que uma queda coletiva quebrou o pelotão em vários grupos e levou Valverde a tomar tempo e perder a camisa de líder conquistada na etapa anterior para Joaquin Rodriguez, caindo para a nona colocação. Agora só resta esperar o desfecho entre Contador e Froome. O primeiro voltando a competir praticamente descansado e o segundo no final de uma temporada desgastante, mas vitoriosa, digna do valor do ciclismo britânico.



Outros nomes poderão brilhar nessa Volta, como Igor Anton, Van den Broeck, Gesink, Rodriguez (atual camisa vermelha) e de Gendt, mas certamente, o grande duelo será entre britânicos e espanhóis, estes que sempre se empenham mais para deixar o título em casa.

Um especial destaque ao ciclismo colombiano, que nosso vizinho, tem seis atletas correndo nesta volta em várias equipes, uma prova que o ciclismo sul-americano possui muito potencial, que no Brasil é tão pouco incentivado e explorado.

Boa sorte aos atletas desta Vuelta. Esperemos que esta temporada seja mais humana, mais justa, que vençam os melhores, mas que acima de tudo, vençam de forma limpa!

Assista neste momento mais uma etapa através do canal da http://sports-livez.com

Equipe Rodociclo.


Comentários