Alberto Contador é o Campeão da Volta da Espanha 2012



A Volta da Espanha 2012, uma das três grandes voltas do ciclismo mundial prometia emoções nesta edição de 2012 e também serviria para marcar o retorno de Alberto Contador às competições de alto nível. Um retorno marcado por seu favoritismo a este tipo de prova, mas também cercado de dúvidas, em função de estar voltando a competir após dois anos de suspensão. Certamente ele não seria o mesmo Alberto Contador que foi campeão do Tour de France em 2010, título que perderia após a confirmação da sua punição, que terminou em agosto passado. 

De fato, mesmo sendo favorito, ele encontrou grandes adversários ao longo da prova. Christopher Froome seria virtualmente seu maior adversário, mas este, vindo de uma desgastante temporada, pode-se dizer que não andou mal, mas etapa após etapa foi dando mostras que não estava nas mesmas condições de quando ajudou e seu compatriota Wiggins a conquistar o título do Tour de Frande 2012.

Restavam ainda Alejandro Valverde, que mesmo desacreditado por muitos, fez uma ótima prova, ficando com o segundo lugar na geral e o título por pontos, e o mais duro adversário de Contador, o também espanhol Joaquin "Purito" Rodriguez, que foi implacável nas altas montanhas e perdeu a prova devido a uma estratégia inusitada de Contador e da Saxo Bank, que na 17ª etapa, lançaram um ataque que modificou todo o cenário da prova, dando ao seu capitão toda a vantagem para chegar a Madrid como campeão. 



De fato, a participação de Alberto Contador nesta Vuelta, da qual saiu como bicampeão foi marcada mais por talento, ousadia e persistência da sua parte, já que fisicamente, ainda está a retornar à antiga forma que lhe rendeu títulos nas três grandes voltas com relativa "facilidade". Mesmo assim, pode-se dizer que este resultado é fruto também de muita experiência adquirida ao longo das competições por este atleta de 29 anos que ainda tem muito o que oferecer ao ciclismo e dar muitas alegrias aos seus fãs.

Agora, resta esperar como ficarão as equipes e os atletas para a próxima temporada, já que ao que se sabe,  contador tem contrato com a Saxobank até 2015.

Parabéns ao "Pistoleiro", que conquistou a Volta da Espanha 2012 a bordo de uma Specialized Tarmac!

Equipe Rodociclo

Comentários