A imagem de Vincenzo Nibali com a mão levantada é um reflexo do que pode vir a ser o Giro da sua vida. Depois de estar muito perto em 2011 (vice-campeão), este italiano de 28 anos, que em 2010 foi campeão da Volta da Espanha e no ano passado foi terceiro no Tour de France, está muito perto de deixar o título do Giro 2013 em casa. Após vencer a crono-escalada, ainda deixou Cadel Evans, que ainda se mantém em segundo, distante o suficiente para não ameaçar a sua liderança.
Até então, poucas mudanças nos tempos dos líderes havia ocorrido, de modo que ainda se esperava um embate entre Evans e Nibali, que até então não havia vencido nenhuma etapa. No entanto, na crono-escalada da 18ª etapa, Nibali mostrou seu valor, deixando Evans, Uran e Scarponi bem distantes na classificação, e portanto, ficando com uma margem segura de mais de 4 minutos, que lhe garantem a maglia Rosa (camisa de líder).

Um dos destaques deste Giro D'Itália foi Giovanni Visconti (Movistar), que venceu a 15ª e 17ª etapa, sendo que na primeira, atacou e abriu grande vantagem, pedalando sob a neve, em uma belíssima vitória, mostrando que está em grande forma.

Para quem espera grandes emoções, pouco há pela frente agora, pois a classificação geral parece definida e a briga deve ser apenas pelo 2º e 3º lugares. No entanto, temos ainda uma longa etapa de 202 km, prevista para hoje, com final em montanha, já que a 19ª etapa (ontem) foi suspensa em função da neve, que comprometeria a segurança dos competidores. E para o domingo, temos uma etapa plana, a grande final, onde os sprinters podem voltar a brilhar e Nibali ser coroado como Campeão.
E quem fica de parabéns é o ciclismo, que nos propicia este show de superação e belas imagens, de ciclistas que dedicam sua vida a um esporte tão duro, exigente, que na sua origem, tem uma grande finalidade humana e social. Mais que competir, pedalar e usar a bicicleta é um sinônimo de CONSCIÊNCIA e de VIDA!
Equipe Rodociclo
Comentários
Postar um comentário