Elas finalmente chegaram: Conheça a Caloi Elite Carbon e toda a família 29er da Caloi.



Elas finalmente estão entre nós. Recebemos nas últimas duas semanas cinco unidades da Caloi Elite Carbon (uma foi vendida em dois dias), que atualmente é a top de linha entre todos os modelos da Caloi. Raras no mercado, elas estão sendo comercializadas com preço sugerido em torno de R$ 9 mil, situando-se em um segmento de bicicletas de competição e empregando equipamentos de ponta em um quadro de fibra de carbono com ótima geometria e componentes de qualidade.

A família Elite atual herdou seu nome da antiga Caloi Elite aro 26, que ainda tem os modelos 2.4 e 2.7 comercializados, mas hoje seu foco está nas bikes aro 29er (29 polegadas), que aos poucos estão dominando o mercado das mountain bikes, seja de passeio ou para uso mais exigente e mesmo a nível competitivo. Tudo começou com a Caloi Two Niner, que foi a primeira bike 29 da Caloi e fez muito sucesso pelo bom preço e ótima composição, com grupo Deore hidráulico de 27 velocidades e componentes Truvativ/Fizik. Mesmo não agradando pela geometria mais "tranquila" do quadro, foi uma das bicicletas mais procuradas da marca, ao lado da também descontinuada Caloi Strada, quando o fabricante esta entrou no segmento de bicicletas especializadas. 


Com o fortalecimento do conceito das bikes 29", o investimento de todas as marcas foi focado nessa linha e hoje a maioria dos fabricantes oferece seus modelos mais elevados nessa medida, pois além de serem mais belas e robustas, pois são mais funcionais fora de estrada, transpondo obstáculos com maior facilidade e apresentam maior conforto e desempenho para quem quer fazer uso urbano. A suporta impressão de dificuldade que foi apontada no seu surgimento, quando se cogitou que seria uma bike "menos ágil" em subidas, acabou se desfazendo após o surgimento de modelos mais leves, com melhor geometria e também com o aprimoramento dos grupos, que passaram a ter 10 velocidades, com cassetes de até 36 dentes, que em subidas mais fortes, compensam o tamanho maior da roda, entre outros benefícios. 

Com a boa aceitação do mercado, a linha Elite da Caloi foi aos poucos migrando de 26" para 29". Os quadros também evoluíram e hoje apresentam uma geometria muito mais bem desenhada, com três opções de tamanhos (15", 17" e 19") assim como os componentes que seguem à altura da proposta de cada modelo. A Caloi Elite 10 possui 24 velocidades, com componentes Sram X3, freios mecânicos Avid e garfo RST Omega 29. 



Já a Caloi Elite 20 oferece 27 velocidades, com componentes Sram X5, Freios Avid Elixir 1 hidráulicos e garfo RST Omega 29. 


A Caloi Elite 30 fecha a linha de modelos de alumínio, oferecendo 30 marchas, Sram X7, freios Avid Elixir 1 hidráulicos e garfo Rock Shox XC-30, incorporando ainda componentes Crank Brothers e selim Fizik, demonstrando uma forte vocação para o fora de estrada, onde deve propiciar uma tocada mais apimentada para quem procura desempenho e também mais qualidade para quem quer encarar as trilhas a bordo de uma bicicleta robusta e confiável. 
Mas a estrela da marca, atualmente é a Caloi Elite Carbon. Esperávamos ela desde o ano passado. Difícil de encontrar no mercado, existem boatos que as algumas das poucas lojas que a comercializam chegam a cobrar ágio sobre o preço sugerido, o que não é nosso caso. Ela é vendida em até 7 vezes (1+6) sem juros,  pelo preço sugerido. Sua montagem incorpora um quadro de fibra de carbono com geometria voltada para competições, componentes Sram X-0, (inclusive freios) com pedivela duplo em fibra de carbono, garfo Rock Shox Sid e componentes Crank Brothers/Fizik. 

Há quem diga que a bicicleta poderia ser montada com componentes mais leves, pois está em um segmento onde compete com os modelos de ponta das grandes marcas, mas considerando seu preço final, é uma excelente opção para quem quer uma bike de alto nível com preço extremamente atrativo. Realmente, pelo conjunto a bicicleta mereceria um conjunto de rodas melhor, mesmo que implicasse em um preço mais elevado, mas os cubos Sram X-9, aros em alumínio com 32 raios e pneus Continental Race 29 são um conjunto robusto e confiável, sendo indicados para treino, permitindo que seu proprietário use uma roda da sua escolha para competir, se for essa sua proposta. 

Mas essa bike não se destina apenas a atletas e sim a todos os ciclistas que buscam qualidade, performance, confiabilidade e boa geometria, além da beleza e imponência, típicos das aro 29, entre outros adjetivos que podem ser associados ao modelo, que entra no mercado com ótima configuração, sendo certamente uma das bikes mais aguardadas, especialmente por ser proveniente de um fabricante nacional, mostrando que temos condições de competir com as importadas das grandes marcas. A Caloi Elite Carbon e suas irmãs certamente possuem essa característica, com forte vocação competitiva, tanto na trilha como nas lojas, onde são praticamente imbatíveis no quesito preço. 

Confira a linha Caloi no site do fabricante e venha até a Rodociclo conhecer todos os modelos da linha Elite para pronta entrega. Nesta data, dispomos da Elite Carbon 29 nos tamanhos 15", 17" e 19" na loja. Não sabemos até quando, portanto, venha buscar a sua antes que ela acabe!

Equipe Rodociclo. 

Comentários