TOUR DE FRANCE 2014: NIBALI VENCE E ENTRA PARA A HISTÓRIA.


Neste domingo, Vincenzo Nibali entrou para a história do ciclismo mundial ao vencer o Tour de France, igualando-se a atletas como Eddy Merckx, Jacques Anquetil, Felice Gimondi, Bernard Hinault e Alberto Contador. Nibali é o sexto homem no mundo a vencer os três Grand Tours (Itália, França e Espanha). Sua vitória já era esperada e podemos dizer que foi merecida. 

Para muitos, a vitória de Nibali só foi possível graças ao abandono de Froome e Contador, ambos favoritos ao título, mas como sempre mencionamos, ciclismo é um pouco de sorte também e o italiano mostrou estar em ótima forma, respondendo aos ataques dos adversários e vencendo quatro etapas. E convenhamos, apenas completar um Tour de France já seria algo surpreendente para qualquer ciclista, imagine vencer uma edição. Foram 21 etapas de chuva, vento, adversidades e muitas subidas e dor, de modo que nem mesmo as ausências de Contador e Froome devem ser motivo para desmerecer a conquista do italiano, que de quebra, colocou 07' 37" no segundo colocado. 

Já a chegada em Paris, uma das mais prestigiadas etapas da prova, foi vencida por Marcel Kittel no sprint, a exemplo da final do Tour de 2013, na ocasião, também vencida pelo alemão da Giant Shimano. 


A ausência dos demais favoritos também foi a oportunidade de outros nomes promissores no esporte conseguirem destaque e mostrarem seu talento, como o jovem Thibaut Pinot, que junto com o também francês Jean-Christophe Péraud, segundo colocado, fecharam o pódio em Paris. Pinot também venceu a camisa branca (ciclista mais jovem). Peter Sagan ficou com a camisa verde, por pontos e Rafal Majka com a camisa de bolas vermelhas de Rei da Montanha. Como equipe, a AG2R levou a melhor, com o tempo de 270 horas, 27 min. e 02 seg. de tempo total. 

Agora, ainda resta a Volta da Espanha, que deve ocorrer na sequência, fechando assim o calendário das Grandes Voltas do ciclismo mundial. 

Parabéns a Vincenzo Nibali por sua conquista!

Equipe Rodociclo

Comentários