VOLTA DA ESTANHA 2014: MOVISTAR VENCE 1ª ETAPA



Neste sábado ocorreu a primeira etapa da Volta da Espanha 2014, um contra-relógio curto, com apenas 12,6 km percorridos em 14min e 13seg (com 53 km/h de média!!!) pela equipe Movistar de Nairo Quintana e Alejandro Valverde. Não podemos dizer que esta etapa teve importância significativa na classificação geral, onde as dez primeiras equipes estão separadas por apenas 25 segundos. Como ocorre em todas as grandes voltas, o título deverá ser decidida nas montanhas, culminando com a chegada em Santiago de Compostela, no dia 14 de setembro, após 21 etapas, em outro contra-relógio, porém, individual. 



A Volta da Espanha 2014 integra as três Grandes Voltas Ciclísticas por etapas do ciclismo mundial e junta, assim como o Tour de France e o Giro D'Itália, as maiores equipes e os melhores atletas de elite do esporte, que lutam pelo tão sonhado título que colocará seu nome na história ao lado de outros grandes campeões. Por ser a última competição de maior expressividade no ano e, em especial, por causa de quedas, lesões e desistências entre as estrelas ocorridas no Tour e Giro, podemos afirmar que temos um "pelotão de luxo" nesta edição da Vuelta, que percorrerá 3.239,9 km, com 3 contra-relógios, 5 etapas planas e 13 de alta e média montanha. Também será a última oportunidade para nomes como Froome, Contador, Valverde e Joaquim Rodriguez subirem ao pódio em uma grande volta, pelo menos este ano. Fora estes, temos ainda Nairo Quintana, que por sua vez, não precisa provar nada, pois já ganhou o Giro de 2014.

Contador na cerimônia de apresentação das equipes da Vuelta 2014

Alberto Contador foi uma das maiores surpresas da prova, pois está a se recuperar de uma cirurgia em função de uma violenta queda no Tour, onde era favorito. Não se pode dar crédito às suas modestas pretensões de ganhar uma etapa, alegando estar com sua periodização prejudicada e fora de forma pela cirurgia. Caso semelhante foi o de Froome, que teve uma lesão leve e entra como favorito, no comando da Sky. Já Purito, sofreu muito com quedas no Giro, não mostrou desempenho suficiente para o Tour e gera dúvidas quanto ao seu estado físico, após um longo período competindo em provas altamente desgastantes. O mesmo pode dizer-se de Valverde, que deu tudo de si no Tour e aproveita seu bom momento para lutar pela vitória, embora tenha ao seu lado como colega de equipe, Nairo Quintana, que é franco favorito ao título. O desempenho individual de cada um é que ditará quem a equipe irá apoiar.

Cadel Evans, que vem de uma temporada modesta está na esquadra da BMC, ao lado de Philippe Gilbert. Rigoberto Uran, outro colombiano que se destacou este ano, vestirá a camisa da OmegaPharma-Quick Step, ao lado de Tom Boonen e Tony Martin. Embora não favoritos ao título, muitas estrelas debutarão na prova, como é o caso de Fabian Cancellara, que está em franca preparação para o Mundial que virá na sequência, além de John Degenkolb, Peter Sagan, Daniele Bennati, Damiano Cunego e também teremos a participação de um brasileiro nesta edição de 2014. Murilo Fischer vestirá a camisa da frncesa FDJ, com a missão de ajudar a equipe a conquistar boas colocações e conquistar, pelo menos, uma etapa.

Amanhã, os ciclistas pedalarão mais de 174 km em uma etapa relativamente plana. Saiba tudo sobre essa prova clicando no link a seguir, que é o site oficial da competição: http://www.lavuelta.com/. Nós já temos nossas apostas. Faça as suas!

Equipe Rodociclo.



Comentários