VOLTA DA ESPANHA 2014: FÁBIO ARU VENCE E COTADOR LIDERA.


Para quem acompanhou os resultados mais recentes das últimas provas de ciclismo, os resultados das etapas e a classificação geral da Volta da Espanha deste ano não são nenhuma novidade. Alberto Contador realmente deixou seus torcedores com dúvidas, mas considerando sua preparação para o Tour, caso fosse liberado para competir, certamente não viria tão "fora de forma" assim, como ele mesmo afirmava. Para muitos, foi uma apenas jogada sua para desviar a atenção dos adversários sobre sua presença na prova. Afinal, ele veste a camisa de líder e mostrou ótimo desempenho no contra-relógio. Segundo ele, sua recuperação deve-se mais ao fato de ele mesmo ter acreditado em si, contrariando os próprios médicos. 



Froome, que era grande expectativa, vem se mantendo entre os líderes, em quarto lugar, embora com uma desvantagem significativa. Isto sim, não era de se esperar, pois deixou de competir no Tour, onde era franco favorito em função de uma lesão simples e, teoricamente, é o ciclista que teve está mais descansado e que teve mais tempo para se preparar. Valverde vem de um desgastante Tour, onde acabou perdendo tempo nas últimas etapas, ficando em quarto lugar. Embora esteja em excelente forma, é questionável se terá condições de sustentar o segundo lugar atual e brigar com Contador e os demais. O mesmo se aplica a Joaquim Rodriguez, quinto na geral. Apesar de sempre muito combativo, sofreu com quedas que prejudicaram sua performance ao longo das competições. Estas, assombraram quase todos os grandes nomes ao longo da temporada. Vem de participações desgastantes no Giro e Tour. e terá que lutar nas montanhas para melhorar sua classificação e recuperar os segundos preciosos que o separam da Camisa Vermelha.



As duas últimas etapas foram decisivas para que este contexto se formasse. Nairo Quintana, que mostrava ter tudo para levar o título e vestia a Camisa Vermelha, a perdeu no contra-relógio, após uma queda, onde Tony Martin, atual campeão mundial na modalidade se exibiu em uma performance assustadora. Percorreu os 36,7 km com média próxima aos 47 km/h. A surpresa veio do segundo lugar com Rigoberto Uran, há apenas 15 segundos. Cencellara fez terceiro e Contador, que era segundo, com o quarto melhor tempo, assumiu a liderança. Uran mostra que vem amadurecendo seu ciclismo, está em terceiro na geral e com a performance que vem mostrando, é outro colombiano que promete brigar por títulos em grandes voltas, a exemplo de Nairo Quinana.



Na 11ª etapa, com chegada em montanha, a vitória do dia ficou com Fabio Aru. Sétimo na geral, não está tão longe do líder, mas considerando o perfil dos adversários, acaba ficando fora da lista dos favoritos, mas é outro ciclista que promete lutar por grandes títulos no futuro. Foi nesta etapa que Quintana sofreu nova queda, que acabou tirando-o da competição. Uma lástima, já que seria espetacular ver um ciclista Colombiano, levar duas importantes provas na mesma temporada. Ainda resta Uran, que tem todas as condições para lutar pelo título. A chegada do dia foi marcada pela chegada do grupo dos favoritos de forma compacta, a apenas seis segundos do do vencedor.



Hoje, está prevista uma etapa de 166 km, em um circuito, que embora extenso, é plano e favorável aos sprinters. As montanhas devem chegar novamente no sábado, quando podem ocorrer mudanças na classificação geral, considerando que não ocorra mais nenhuma queda entre os favoritos até lá.

Valverde bem que merece o título pela sua excelente temporada. O mesmo pode-se dizer de Contador, pela garra e coragem que demonstrou, competindo sem ter se recuperado completamente. Froome tenta salvar sua temporada e Rodriguez, muito combativo, luta há várias temporadas por um importante título. Entre eles, está Uran, que traria mais uma honra ao ciclismo sul americano se conquistasse o título. E você, em quem vai apostas suas fichas?

OS 5 PRIMEIROS DA 11ª ETAPA

1 – Fabio Aru (Ita) Astana Pro Team 03:41:03
2 – Alejandro Valverde Belmonte (Esp) Movistar 00:00:06
3 – Joaquin Rodriguez Oliver (Esp) Katusha m.t.
4 – Alberto Contador Velasco (Esp) Tinkoff-Saxo m.t.
5 – Christopher Froome (GBR) Team Sky m.t.

OS 10 PRIMEIROS DA CLASSIFICAÇÃO GERAL

1 – Alberto Contador Velasco (Esp) Tinkoff-Saxo 40:26:56
2 – Alejandro Valverde Belmonte (Esp) Movistar 00:00:20
3 – Rigoberto Uran Uran (Col) OmegaPharma-Quick-Step 00:01:08
4 – Christopher Froome (GBR) Team Sky 00:01:20
5 – Joaquin Rodriguez Oliver (Esp) Katusha 00:01:35
6 – Samuel Sanchez (Esp) BMC 00:01:52
7 – Fabio Aru (Ita) Astana Pro Team 00:02:13
8 – Winner Anacona Gomez (Col) Lampre-Merida 00:02:22
9 – Robert Gesink (Hol) Belkin 00:02:55
10 – Damiano Caruso (Ita) Cannondale 00:03:51

Equipe Rodociclo

Comentários