CONFIRA O CALENDÁRIO DO CICLISMO PROS JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016

As Olimpíadas, ou Jogos Olímpicos, constituem nos dias de hoje um dos eventos mais populares e prestigiados em todo o mundo. Essa popularidade e prestígio devem-se à grande conexão que as Olimpíadas têm com a massa de espectadores que acompanham as competições tanto presencialmente nos estádios e arenas quanto pela televisão.



Os Jogos tiveram a sua primeira edição na Era Moderna, em 1896, em Atenas, e de lá até hoje cresceram ao ponto de se transformarem no maior evento do planeta e único capaz de reunir delegações de mais de 200 países em uma mesma cidade. Para se ter uma ideia da força dos Jogos na atualidade, nem mesmo a Organização das Nações Unidas (ONU) consegue agregar tantas nações como parceiras.



Então, neste mês de agosto teremos os famosos Jogos Olímpicos que, excepcionalmente, acontecerão no nosso lindo estado do Rio de Janeiro, iniciando nesta sexta-feira dia 05/08 e se estendendo até o dia 21/08, quando acontece a cerimônia de encerramento.

O evento contará com a presença de 205 países e 11383 atletas que estarão divididos nas 42 modalidades em disputa, dentre elas, 4 de ciclismo (BMX, de estrada, de pista e mountainbike). Com isso, tem muita gente ansiosa para saber o calendário das provas de ciclismo, então confira agora a organização de dias e horários que nós fizemos pra você não perder nenhuma prova:


BMX
Nos jogos olímpicos a competição de BMX é disputada no formato ‘supercross’ com 8 ciclistas por bateria vendo quem cruza primeiro a linha de chegada. A pista tem, em média, 350 metros de extensão e terreno com muitos obstáculos num chão de terra, e para sua largada os pilotos iniciam de cima de uma rampa de 8 metros para pegar bastante velocidade.



MTB

Em terrenos acidentados os ciclistas devem se adaptar rapidamente às diferentes situações do circuito, que é fechado e repleto de trilhas sinuosas, subidas e descidas ingremes além, é claro, de muitos obstáculos naturais como pedras e raízes. A duração da prova varia de 90 a 120 minutos e cada volta tem 5km de extensão.



ESTRADA
O ciclismo de estrada irá unir as belezas naturais do Rio de Janeiro com um trajeto duro e seletivo (141km no feminino e 241,5km no masculino), pré-determinado, em que os ciclistas são classificados em razão do menor tempo.


PISTA
Esta é a única modalidade que compete num velódromo. Ele é oval, de madeira e tem 250 metros de extensão. Os atletas pilotam bicicletas muito leves, com engrenagem fixa e sem freios e chegam a velocidades de mais de 60km/h.



Comentários